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Muito se fala sobre o grande BUM da tecnologia nos últimos 5 anos, e o espelho que todas as novidades terão nos próximos 5 anos também! Será que aplicativos, internet das coisas, informações em cloud tomarão mesmo conta de grande parte do mercado?

Neste momento vou me ater ao nicho dos aplicativos. A maioria das pessoas me pergunta "e qual vantagem em ter um aplicativo para a minha empresa?" A resposta é simples, e como tudo na vida vem baseado em muita estatística e matemática.

No mundo atual os smartphones já batem o número de 1,6 bilhões de aparelhos divididos em 2 principais plataformas de software. O Brasil chegou no ano de 2015 aos seus 168 milhões de dispositivos conectados, colocando-se entre as 10 maiores potências conectadas no mundo. A projeção é que em 2018 tenhamos 236 milhões de dispositivos no país.

Os números são mais impressionantes quando comparados a outros produtos utilizados diariamente, como os computadores. Hoje, existem computadores em 76,6% das residências brasileiras enquanto já chegamos a 80% das casas contendo smartphones.

Ok, e o que isso tem haver com o meu negócio?

Você já imaginou quanto pode custar para você colocar o logotipo da sua empresa por apenas 1 dia na televisão? Agora imagine você colocar a sua logo na palma da mãos dos seus clientes, oferecendo seus serviços e atendimento personalizado 24h por dia, no aparelho eletrônico mais utilizado nos dias de hoje. Quanto vale isso?? Quanto tempo você gasta usando seu smartphone? Uma pesquisa da Forbes em 2014 aponta que cada um de nós gasta pelo menos 2h por dia utilizando seu gadget.

Aqui vão 7 benefícios importantes aos que já possuem aplicativos aplicados ao seu negócio:

1. Seja visível para os clientes em todos os momentos

As estatísticas mostram que o usuário médio gasta mais de duas horas por dia (!) em seu dispositivo móvel. Embora provavelmente apenas um punhado de aplicativos compõem a maior parte deste consumo total, isso não muda o fato de que cada usuário tem motivos para desbloquear, rolar e digitar em seu dispositivo a procura dos aplicativos que eles estão precisando. Estar "no caminho" pode ser uma vantagem para a sua empresa, uma vez que a nossa mente inconscientemente grava cada imagem e texto (ou ícone do aplicativo bem projetado!) mesmo que inconscientemente.

2. Criar um canal de marketing direto

Aplicativos servem para muitas funções: eles podem fornecer informações gerais, preços, formas de reserva, recursos de pesquisa, contas de usuário, mensageiros, feeds de notícias e muito mais. Um dos maiores benefícios de ter um aplicativo móvel é que todas as informações que você gostaria de oferecer aos seus clientes - incluindo vendas e promoções especiais - estarão na ponta dos dedos. Através de notificações push você poderá ficar ainda mais perto de uma interação direta, e pode facilmente lembrar os clientes sobre seus produtos e serviços sempre que fizer sentido.

3. Fornecer valor aos seus clientes

Falando sobre informações nas mãos, você pode oferecer um programa de fidelidade ao seu cliente, o que acha? Em vez de ficar com o velho cartão de ponto de coleta, é possível criar um vínculo monetário através do seu próprio aplicativo. O resultado? Mais downloads e mais clientes de retorno. (Confira o PunchMe, um serviço que permite criar programas de fidelidade baseado em smartphones.)

4. Construir marca e reconhecimento

Um aplicativo móvel para o seu negócio pode contribuir muito para o reconhecimento da sua marca. Eu gostaria de quebrar este tópico para baixo em dois aspectos, a combinação de que fará com a sua aplicação um verdadeiro vencedor:

Brand: Um aplicativo móvel é como um sinal de um quadro de avisos. Você pode fazer o que quiser com ele. Você pode fazê-lo à moda, funcional, chocante, ou informativo. Mas o que você realmente quer fazer é criar um aplicativo que tem características que seus clientes vão adorar, ao mesmo tempo que seja bem marcado e planejado. Reconhecimento: Quanto mais vezes você puder obter clientes envolvidos com a sua aplicação, mais cedo eles estarão inclinados a comprar o seu produto e/ou serviço. Na publicidade isso é chamado de "frequência eficaz": como uma regra de ouro, ouvir e/ou ver a sua marca cerca de 20 vezes é o que vai levá-lo realmente a nota-lo.

5. Melhorar Customer Engagement

Não importa se você está vendendo flores ou serviços de spa, seus clientes precisam de uma maneira de alcançá-lo. Ter um recurso de mensagens (ou help desk) dentro de seu aplicativo pode realmente fazer a diferença na forma como você se comunica com seus clientes. Pense nisso: OpenTable, por exemplo, construiu todo o seu modelo de negócio em torno deste princípio. Em vez de chamar uma mesa em um restaurante, você pode reservar-lo com menos de cinco cliques em sua plataforma. Agora pense sobre isso: Quantos clientes preferem se comunicar com você através de texto do que através do telefone?

6. Esteja a frente da competição

Hoje aplicativos móveis ao nível de pequenas empresas ainda são raros, e este é o lugar onde você pode dar um grande salto à frente dos seus concorrentes. Seja o primeiro em sua vizinhança para oferecer um aplicativo móvel para seus clientes. Eles vão se surpreender com a sua abordagem e visão de futuro!

7. Cultive a lealdade do cliente

Por último, mas não menos importante, a razão mais importante por que você deve considerar a construção de seu próprio aplicativo móvel é a fidelidade do cliente. Com todo o barulho lá fora - banners na estrada, outdoors, sinais luminosos, anúncios de jornal, folhetos, cupons, sites, banners de sites, anúncios no Facebook, e-mail marketing - que perdem lentamente o nosso impacto sobre os clientes por causa da imensa quantidade de publicidade que nos rodeia todos. É hora de voltar para fazer uma conexão verdadeira e sincera com seus clientes, e torná-los um amante fiel de seu produto e/ou serviço. Não estou dizendo que um aplicativo móvel vai salvar o seu negócio, mas pode ser uma maneira de ficar mais perto de seus clientes, e sendo apenas um "dedo" de distância em todos os momentos.

Abraço

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